Menor carga tributária frente a outros Estados atrai mais empresas para SC

12/11/2016

Entre os efeitos de uma gestão pública mais controlada está a maior confiança de investidores e, consequentemente, a atração de empresas. Ao falar sexta-feira sobre a situação do Estado e divulgar o cronograma do pagamento de salários dos servidores, o governador Raimundo Colombo contou que o fato de Santa Catarina não ter aumentado alíquotas de impostos nos últimos anos está atraindo mais investimentos.

– Tem muita gente mudando de Estado, empresas de grande porte, grandes marcas. São pelo menos uns 20 projetos bem encaminhados – disse Colombo, sobre empresas que estudam a instalação de unidades em SC, cujos nomes ainda não podem ser revelados.

Conforme o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, muitas companhias estão procurando o Estado para instalar unidades pela lógica de SC de não elevar impostos. Tributariamente, a energia e os combustíveis são mais baratos aqui. No auge da crise, o governo fez o que precisa ser feito, cortou custos, afirmou.

– A entrada de investimento estrangeiro no Brasil nos últimos 10 anos cresceu 5% e em SC avançou 16% – destacou o secretário, ao observar que isso ocorreu em função da gestão enxuta e pelo fato de o Estado não elevar impostos.

Segundo Gavazzoni, a Fazenda vem combatendo duramente a sonegação, aquele planejamento tributário que faz a arrecadação cair. Tanto o governador quanto o secretário alertam que o controle de gastos na gestão do Estado vai continuar porque a arrecadação real está com déficit. Este ano, enquanto a folha teve alta de 10%, a receita cresceu 3,59% (nominal) e a inflação, 8,57%.

GM terá nova fábrica em Joinville

A montadora General Motors solicitou à Fundação do Meio Ambiente (Fatma) licença ambiental de instalação para uma nova fábrica em Joinville, onde já tem unidade de motores desde 2012. A informação é do colunista de economia do jornal A Notícia, Claudio Loetz, e está sendo divulgada na edição deste final de semana. A unidade projetada terá capacidade para fabricar 280 mil motores/ano e poderá abrir até 449 novos empregos. Em setembro, fonte ligada ao governo de SC falou para o colunista que a GM pretendia concentrar a produção de motores em Joinville. O valor do investimento não foi revelado.

Fonte: http://dc.clicrbs.com.br/sc/colunistas/estela-benetti/noticia/2016/11/menor-carga-tributaria-frente-a-outros-estados-atrai-mais-empresas-para-sc-8263935.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s